Irã: Duas ativistas operárias açoitadas!

Portuguese translation of Iran: Two female labour activists flogged! (February 18, 2009)

Segundo o Comitê Coordenador para a Criação de Organizações Operárias, na quarta-feira, 18 de fevereiro, Shiva Kheyrabadi e Susan Razani, duas ativistas operárias, foram açoitadas.

Ambas foram sentenciadas junto a outros dois ativistas em agosto de 2008. Seu crime foi participar na marcha do 1º de Maio a Sanandaj (no Curdistão iraniano).

Em 5 de agosto de 2008 o tribunal criminoso de Sanandaj sentenciou aos quatro com este castigo bárbaro, brutal e medieval por tomar parte nas celebrações do Primeiro de Maio. O tribunal sentenciou a Susan Razani com 70 açoites e nove meses de cárcere, a Shiva Kheyrabadi com 15 açoites e quatro meses de cárcere, a Abdollah Khani (Abeh Nejar) com 40 açoites e 91 dias de cárcere e a Seyyed Ghaleb Hosseini com 50 açoites e seis meses de cárcere. Os advogados contaram com 20 dias para apresentar uma apelação no tribunal provincial do Curdistão.

O regime iraniano não está levando a cabo esta política desde uma posição de força. O açoitamento de trabalhadores é uma tentativa desesperada do regime de afogar a combatividade e elevada moral dos trabalhadores que, apesar de não ter sindicatos legais e de sofrer uma grave situação econômica, continuam lutando por seus direitos.

No ano passado, semanas antes do 1º de Maio, as autoridades começaram uma campanha de intimidação e terror contra o novo movimento operário para que as marchas e as celebrações não fossem tão grandes nem tão radicais como as de 2007. Em fevereiro de 2008 três ativistas foram açoitados e outros oito foram sentenciados a receber açoites.

Os açoites das duas ativistas mostram ao mundo inteiro a verdadeira cara do regime iraniano. Apesar da tecnologia nuclear, os satélites e toda a retórica a respeito dos avanços científicos e médicos, sob este regime reside uma besta medieval e reacionária com um coração escuro e cruel. Açoitando aos trabalhadores, este regime está cometendo um ato proibido na Inglaterra desde os tempos da rainha Ana, a princípios do século 18!

Pedimos que enviem cartas de protesto para pressionar ao regime iraniano para que deixe de açoitar ativistas e liberte a todos os operários presos imediatamente e sem condições.

18 de fevereiro de 2009.

Fonte: Rede de Solidariedade aos Trabalhadores Iranianos (IWSN)

Join us

If you want more information about joining the RCI, fill in this form. We will get back to you as soon as possible.