Convite para os trabalhadores do setor automobilístico da América Latina para participar do Segundo Encontro Latinoamericano de Fábricas Recuperadas

Fazemos um chamado a todos os trabalhadores do setor automobilístico da América Latina, EEUU, Canadá ou qualquer organização sindical do mundo do setor automobilístico a participar neste Segundo Encontro Latinoamericano de empresas recuperadas que se ocorrerá em 25, 26 e 27 de junho de 2009 na cidade de Caracas na Venezuela.

Na etapa atual da crise capitalista, um dos setores mais afetados pela crise geral de superprodução é o setor automobilístico. Isso implica uma ofensiva geral das grandes multinacionais deste setor contra os trabalhadores para que sejamos nós os que paguemos a conta da crise através de demissões, fechamentos de fábricas, perdas de direitos, terceirização, etc.

Em frente a estes ataques os trabalhadores do setor automobilístico temos dado resposta em todo mundo, do Estados Unidos até a Europa , da América Latina ao Sudeste Asiático. Temos realizado todo tipo de ações de luta em defesa de nossos postos e condições de trabalho, desde greves até ocupações de fábricas. Na Venezuela, os trabalhadores do setor automobilístico e, particularmente os do estado Anzoátegui, temos mantido uma luta contundente nos últimos meses nas empresas "MMC automotriz", "Vivex" e "Macusa" que foram ocupadas suas fábricas durante semanas. No caso da "MMC" (Mitsubishi) a luta custou a vida de dois colegas durante uma agressão policial para desalojar a fábrica que permanecia tomada.

Depois de duras lutas conseguimos uma vitória sobre as posições da patronal onde se reconheciam reivindicações históricas para os trabalhadores da "MMC", bem como o pagamento dos salários devidos durante os mais de 50 dias de ocupação. Agora, a fábrica está em processo de voltar a suas atividades. Ainda assim a luta continua. No caso dos camaradas da "Vivex", os mesmos continuam com a fábrica ocupada com a perspectiva de que o governo bolivariano nacionalize a planta.

Os trabalhadores do setor automobilístico temos que nos organizar para frear esta agressão patronal e desenvolver uma estratégia internacional de luta contra os planos das multinacionais. Por todo estamos realizando os abaixo-assinados de apoio e convocamos o Segundo Encontro Latinoamericano de Empresas Recuperadas, para que os trabalhadores e sindicatos do setor automobilístico de Anzoátegui participamos e debatamos sobre os problemas dos trabalhadores do setor automobilístico e a luta pelo controle operário e a nacionalização como alternativa a crise do setor. Por todo isso fazemos um chamado a todos os trabalhadores do setor automobilístico da América Latina, EEUU, Canadá ou qualquer organização sindical do mundo do setor automobilístico a participar neste Segundo Encontro Latinoamericano de empresas recuperadas que se ocorrerá em 25,26 e 27 de junho de 2009 na cidade de Caracas na Venezuela.

Assinado:

Félix Martínez, secretário geral do "Singetran" (Sindicato de trabalhadores Nova Geração de MMC/Mitsubisch-Venezuela)

Yeant Sabino, secretário geral do "Sindicato Sutra-Vivex" (Fabrica de vidro automobilístico, ocupada).

Join us

If you want more information about joining the RCI, fill in this form. We will get back to you as soon as possible.