A corrupta e sanguinária monarquia marroquina foi abalada pela primavera árabe e tenta maquiar o regime com reformas cosméticas. Greves e manifestações se desenvolvem. A seção marroquina da CMI participa ativamente das lutas construindo a perspectiva da revolução socialista do Marrocos e do Magreb. Agora são os mineiros que lutam e são duramente reprimidos. É preciso solidariedade internacional imediata.
A luta dos mineiros de Bouazar está entrando em uma etapa crucial graças à mobilização das massas nas cidades de Ouarzazate e Taznakht. Quinze mineiros foram detidos desde então e estão sendo levados ao tribunal sob a acusação de obstrução da liberdade de trabalhar durante seus dois dias de greve, em 10 e 11 de outubro. Esta luta goza de grande simpatia, em todo o país e internacionalmente, entre a juventude, os estudantes e os trabalhadores da região. A repercussão na mídia marroquina é, como se esperava, muito fraca. O sistema multiplica o erguimento de barreiras de silêncio em torno do assunto. Isso é um sintoma de seu medo desta batalha exemplar.
No entanto isso não enfraquecerá a determinação e a militância dos mineiros de Bouazar nas cidades de Taznakht, Ouarzazate e toda sua região. As manifestações começaram em Taznakht na sexta-feira, 12, reunindo as famílias dos trabalhadores, estudantes e colegiais. Embora a manifestação do sábado tenha sido grande, a do domingo foi ainda maior com mais de mil pessoas protestando. As palavras de ordem eram mais combativas e revolucionárias.
Na segunda-feira, 15 de outubro, a confederação sindical CDT convocou uma greve geral regional. A participação foi grande, envolveu trabalhadores de todos os setores da atividade econômica. Seis mil trabalhadores marcharam pelas ruas de Ouarzazate (ver vídeo). As forças da repressão estavam completamente ausentes. A marcha alcançou o Palácio da Justiça que foi cercado pelos trabalhadores. Somente quando os manifestantes tentaram acampar em frente ao Palácio foi que a polícia tentou intervir. Houve algumas escaramuças com a polícia, mas ela estava temerosa e assustada, sem saber o que fazer. Em certo momento, os policiais estavam implorando aos trabalhadores para manterem a calma, mas os trabalhadores estavam preparados para confrontá-los, em caso de necessidade.
O julgamento dos detidos não respeitou quaisquer formalidades: foi realizado a portas fechadas, sendo impedida a entrada dos familiares e do público no tribunal. A polícia fechou todas as entradas que circundam o edifício. Durante a noite as negociações entre a confederação sindical e o Ministro da Justiça não alcançaram uma conclusão satisfatória, ou seja, a libertação de todos os mineiros detidos.
Os mineiros decidiram parar o trabalho novamente por 24 horas e durante a noite houve uma nova manifestação de protesto.
Pedido de apoio e solidariedade internacional
Trabalhadores de Marrocos e do mundo;
Queridos militantes e lutadores sindicalistas de todos os lugares, os trabalhadores de Bouazar necessitam desesperadamente de vossa solidariedade.
Escrevam mensagens de protesto à: Compagnie de Tifnout Tiranimin
Ministry of Energy and Minerals:
Email: Webmaster@mem.gov.ma
Fax: 00212537688863
Telephone: 00212537688857
Por favor, enviem uma cópia da mensagem de protesto, faxes com mensagens de solidariedade à Marxist contact@marxy.com para que cheguem aos trabalhadores.
Você pode enviar mensagens de solidariedade ao Executive Office of the CDT Fax/ Phone: 00212522994473 ou ao ramo local do CDT de Ouarzazate Fax:/Phone: 00212524887142.
Ou ainda: coloque suas mensagens de solidariedade ao grupo local do CDT no Facebook. A solidariedade é necessária para elevar o moral dos trabalhadores e de suas famílias e para demonstrar que não estão isolados em sua luta contra a exploração!
A solidariedade é necessária para que os gerentes e proprietários da empresa saibam que os trabalhadores não estão sozinhos!
Longa vida à solidariedade dos trabalhadores!
Liga Comunista de Ação
---
Modelo de Moção:
Nós, trabalhadores brasileiros, exigimos do governo de Marrocos a imediata libertação dos mineiros que foram detidos pela repressão. Apoiamos a luta dos trabalhadores mineiros de Marrocos e desejamos que sua greve tenha êxito! Exigimos que suas reivindicações sejam atendidas.
A classe operária é internacional!
Nome:
Entidade:
Fone:
Email:
Translation: Esquerda Marxista (Brazil)